terça-feira, setembro 05, 2006

o clima ta' esquentando

segundo uma noticia publicada no yorkshire post hoje, o clima mundial esta' em vias de ir pro saco totalmente. eu lembro perfeitamente de assistir sessao da tarde numa tarde de inverno chuvoso e frio de julho enroladinho num cobertor e de meias de la; porem julho virou o mes do "veranico" (que palavra mais infame), mais famoso pelas temperaturas altas e as praias vazias no rio grande. portanto, que o clima do planeta esta' mudando drasticamente ninguem precisa avisar.

enfim foi preciso que uns cientistas fossem ate' a antartida escavar as camadas do gelo para descobrirem que os niveis de dioxido de carbono nos ultimos 800.000 anos ficaram entre 180 e 300 partes por milhao (ppm), e hoje em dia esta' em 380ppm, ou seja, nao precisa ser muito esperto pra sacar logo de cara que alguma coisa esta' muito mal nisso tudo. seguindo adiante, a informacao e' de que levava certa de 1000 anos pra haver uma mudanca de 30ppm, enquanto uma mudanca semelhante aconteceu em nos ultimos 17 anos. dada a informacao eu entendo perfeitamente porque eu nao tive mais tardes enrolado no cobertor ouvindo a chuva, e NAO foi porque eu fiquei velho e tive que trabalhar. a noticia ainda comenta sobre uma possivel perda do controle da situacao (como se alguem tivesse algum controle) e faz mencao de que temos ainda no maximo 10 anos de clima *suportavel* entre outras pequenas relacoes tipo o co2 ser mais responsavel pelo efeito estufa do que queriam admitir e etc.

mas tudo bem, os problemas do planeta nao sao nenhuma novidade mesmo. todo mundo sempre soube e ninguem nunca quis admitir. enquanto a europa pretende reduzir em 1/3 as emissoes, os usa prometem aumentar em progressao geometrica, enquanto o greenpeace diz que vai proteger o mundo, mas eles fazem contrato de exclusividade da marca com as lojas renner, enquanto eu compro uma bicicleta pra ir trabalhar, eu penso em comprar um carro pra poluir a minha parte tambem. e assim vai-se indo.

segundo ainda, para acabar com o problema teria que haver emissoes zero de co2. e e' muito facil de se pensar "os usa sao responsaveis por 1/4 das emissoes de todo o mundo", mas ao mesmo tempo, o governo ingles protege a maior usina de carvao da europa, que e' uma bomba de co2 ambulante. sinceramente e' a ultima coisa que eu pensei que fosse existir ainda hoje. isso so' me faz pensar: territorialmente, os usa sao do tamanho da europa, nao duvido nada que as emissoes numa mesma area europeia sejam ate' maiores do que as americanas sozinhas.

mas estou fazendo a minha parte: ando de bike, acho legal que tenham ecologistas mas nunca dei dinheiro pra eles e reclamo paca do governo que nao faz nada pra melhorar o mundo. e outra, se a inglaterra quer manter sua mina/usina de carvao, problema deles, pois isso aqui e' uma ilhota no nivel do mar, ou seja, em 10 anos quando gritarem "god save the queen" vai ser literalmente pra ajudar a velha a subir num bote salva-vidas.

flw

fonte: yorkshire today

Nenhum comentário:

ultimos updates no twitter (beta)

    follow me on Twitter