terça-feira, junho 24, 2008

fotografando pela cidade?

hoje enquanto eu matava um pouco de trabalho eu lembrei de duas coisas importantissimas pra comentar a respeito. mas, por algum motivo, eu acabei me distraindo com alguma coisa mais e esqueci o que eram. mas nao faz diferenca, pois eu li outro assunto senao mais interessante pra compartilhar com o mundo.

um tiozinho que tem um habito estranhissimo -- colecionar fotos de onibus, sendo que ele tem mais de 30 mil registros de todo o mundo -- foi confundido com terrorista ou pedofilo. nesse meio tempo, diz ele que ja' foi chamado a atencao pela policia algumas varias vezes, mas depois de tanta chinelagem, ele resolveu abandonar o habito.

segundo a noticia do 'the register', a policia local de gloucester afirma que a lei permite que o material fotografico seja revistado, e se o policial por bem achar, o fotografo pode ser, tambem, preso. por outro lado, varios comentarios publicados por visitantes informam que a policia NAO TEM o direito de fazer grands merdas sem um mandato.

de uma forma geral, a policia britanica tem sistematicamente aproximado e repetidamente apavorado turistas que estao batendo fotos de predios publicos (porem "importantes"), somente ao acaso. a desculpa e' de que essas fotos sao uma ameaca a seguranca nacional, afinal de contas, turistas estariam batendo fotos de outras pessoas, e nao de predios (a consideracao com estudantes de arquitetura ja' morreu faz horas).

entretanto a informacao acaba sendo confusa: a policia tem ou nao o direito de 1) verificar as fotos batidas, 2) confiscar o material e 3) prender o cidadao, tudo sem mandato? nao sei. a melhor ideia foi de se recusar a qualquer coisa -- ainda mais os turistas em lua de mel que aproveitaram pra fazer um book fotografico da hora H ontem a noite --, pedir qual a lei que se encaixa nisso, se afastar do lugar calmamente e escrever quais as palavras usadas, hora, local e numero do policial que abordou-vos.

de qualquer maneira, lembro que eu e a patroa numa praca massa perto de bank estavamos tirando fotos com a nossa megacamera e tripe. fomos abordados e chutados pra fora do rescinto, pois o tiozinho disse que as fotos profissionais (estavamos com um tripe) estavam sendo usadas pra publicidade e isso nao poderia ser feito. obvio que ha' uns 3 anos atras nos nem discutimos, mas hoje eu ja' teria alguma argumentacao pra poder bancar.

e com toda essa historia, e' claro que eu concordo com os poderes da policia. na real, eu acho que todo residente dessa cidade deveria ter o direito de espancar os turistas que tiram foto da cara da gente com aquele flash estourado -- pensem em quem trabalha na esquina da piccadilly!!! tipo, eu nem preciso estar sendo procurado pela interpol, tenho certeza de que a minha cara esta' espalhada por uns 120 paises ao menos.

mas falando serio, todas essas historias passadas sobre terrorismo alem de serem resultado das acoes do estado, e' o estado que agora as recria e mantem. se alguem achava que terrorismo eram homens-bomba e o escambal, que aprenda logo: terrorismo e' uma constante (controlada por uns poucos).

flw

Nenhum comentário:

ultimos updates no twitter (beta)

    follow me on Twitter