sexta-feira, março 16, 2007

que lindo dia de sol

enquanto o frio nao chega -- hein como assim? nao e' pra ser primavera na europa? -- eu sigo na minha vida de matar trabalho. voltando ao assunto, depois de uma semaninha de sol e um pseudo-calor (esses dias deu 18 graus aqui), as expectativas sao de -- pasmem -- neve no comeco da semana que vem. como vcs devem ter ouvido falar, os ingleses estao tudo felizinhos com a possibilidade do efeito estufa tornar essa ilhota num paraiso tropical. eles acham que a elevacao da temperatura em uns 10 graus nao ia ser nada mal, e muita gente simplesmente nao consegue entender que o meio ambiente ja' teve 2 knock-down, esta' no 14o. round levando coro e com diarreia, ou seja, nao falta muito pra ir a lona de vez.

ja' sairam varias pesquisas informando que os niveis de emissoes de carbono tem que ser cortados a zero imediatamente, mas tem gente (como o idiota apresentador do miles per hour -- um programa de carros na tv) que insiste e alicia as pessoas pra que se polua mais ainda pois dai a temperatura aqui ia ser "boa". obviamente o fiadaputa vai ter morrido em alguns anos e o resto de nos vai sofrer porque ele e' um imbecil. e ele nao e' o unico, como dizia meu chefinho alemao "we like the climate catastrophy so far", e e' assim mesmo que a maioria aqui pensa. eu imagino como ficara' o mundo, se ja' provaram que as temperaturas medias subiram 3 graus, imagina com 10.

mas nem tudo esta' perdido. pesquisas na capital inglesa mostram que em torno de 30% dos ingleses ate' mudaria seu estilo de vida para proteger o meio ambiente -- lembrem que a diferenca entre mudaram e mudariam e' grande, entao eu diria que passando a regua ia ser 10% da populacao de londres, aproximadamente uns 800 mil apenas (de um pais com 50 milhoes). entre outras coisas, o governo esta' fazendo sua parte. se nao me engano desde o comeco do ano (ou num futuro muito proximo) todos passageiros de aviao vao pagar uma chamada *taxa verde*, que e' quase que uma multa por voar de aviao ja' que esse e' o meio de transporte mais poluente. eu acho lindo que o governo ingles/europeu/mundial se preocupe com a poluicao, e eu realmente acho que gastar do meu dinheiro vai fechar o buraco na camada atmosferica automaticamente. a cada libra que eu pago eu ouco as moleculas de ozonio se juntando novamente.

o fato interessante mesmo e' que aqui existe uma das maiores malhas ferroviarias do mundo, e como se sabe, trens sao o meio de transporte publico menos poluentes e mais economicos. entretanto ir e voltar a paris de trem pra duas pessoas custa £400, enquanto de aviao custa apenas £100. mas nao se preocupem, uma parte desse valor e' da camada atmosferica!

outro fato interessante: aqui nao existem hidreletricas, portanto, como gerar eletricidade? da forma mais primitiva o possivel, queima de carvao. se nao bastasse poluir o ar com carbono dos carros, pra se ligar a luz em casa tambem se polui. na hora de secar a mao no banheiro e' comum ouvir "vou secar com papel. usar esse secador vai consumir eletricidade mesmo.." bom, eu nao sei o que e' pior, portanto eu seco nas calcas.

a unica certeza que eu tenho e' de que essa gente nao tem a minima nocao de que todos vamos pagar juntos, gostem ou nao (embora eu queira que eles pagassem sozinhos por tudo que fazem). e antes que eu me esqueca, efeito estufa nao e' apenas aquecimento, e' um conjunto de coisas alucinadas -- chuva em excesso, variacoes extremas de temperatura, furacoes e neve no final de marco.

malditos ferroviarios que nao doam nada pra camada atmosferica...

flw

Nenhum comentário:

ultimos updates no twitter (beta)

    follow me on Twitter