sexta-feira, dezembro 07, 2007

alugue com o porcao e a vaca

bueno. pela falta de posts eu tenho a impressao que ja' deu pra perceber que a vida na gringolandia tem sido cruel, muito cruel. ainda assim eu percebo que as coisas nao apertam so' pro meu lado.
outro dia eu estava indo pro trabalho de onibus (e' mais barato e cheio de brasileiros pe'-rapado que nem eu, por consequencia de morarmos na nova vila cruzeiro), enquanto nao pude deixar de notar uma brasileira falando razoavelmente alto no celular. eu sei que e' xarope ficar esticando a orelha pra ouvir a conversa dos outros, mas infelizmente nao tem como fechar os ouvidos e simplesmente nao ouvir, portanto eu continuei ouvindo de qualquer forma. ela nao pode ter me confundido com um ingles, pois essa minha cara de amante latino faltando um dente na frente nao tem como enganar: eu tambem sou um terceiro mundista em londres.

de qualquer forma, fui ouvindo a conversa. notei que decorria algum tipo de tentativa de convencimento, mais ou menos assim (em italico sao o que eu imagino que foi repondido):
- mas fulana, eu acho que tu nao devia vender.
- azar, vou vender toda essa merda e era isso
- eu nao acho certo. tu ta' indo embora mesmo...
- por isso! ninguem vai mais me pegar hahahahaah
- mas tu vai vender as coisas todas entao?
- claro, essa cadela me paga!
- eu nao acho certo... tu devia pensar que tem mais gente precisando...

(nessa hora eu tentei prestar mais atencao, afinal de contas parecia caso grave)

- mas imagina, fulana... sao as coisas da mulher!
- eu nao quero nem saber. vou vender tudo e arder no inferno por 200 libras!
- tu nao tentou conversao com essa mulher, a landlord*?
- nao. vou vender tudo ou quebrar tudo.
- por que tu nao vende so' algumas coisas entao?
- porque?
- porque dai nao fica tao chato...
- nah, vou vender tudo e foda-se.
- ta', depois a gente se fala. to chegando na estacao.

ok, vou dar uma explicadinha basica de como as coisas sao.
aqui, quando se aluga uma casa, ela geralmente vem mobilhada. algumas tem ate' pratos e copos. o que a brasileirada faz e' simples (e ilegal): aluga-se uma casa com vaaaaaaarios quartos e subloca-se pra outros brasileiros mais atolados. e' um principio basico, quem alugou a casa primeiro mora de graca, pois o aluguel dos outros cobre a diferenca. divisao de aluguel e' uma pratica muito conhecida e muito aplicada (era isso que a gente fazia com o porcao e a vaca, porem nosso nome estava como alugadores, nao era sublocacao).

mas a primeira alugada o cara nunca esquece. ao contrario do brasil, aqui se paga um valor (geralmente 4 ou 6 semanas -- olha o pw (per week) perto do preco) de "deposito". esse deposito e' guardado pelo landlord* e utilizado em caso do inquilino quebrar algum dos moveis ou utensilios. ate' ai tudo bem.

o problema comeca quando brasileiros (e outras racas tambem) se juntam e comecam a fazer um cartel de alugadores de casa. sempre se paga o tal deposito e sempre se paga o aluguel semanalmente (ou seja, quem nao sabe e nao esta' preparado, sempre toma um talagasso maior inicial). quem atrasa corre o risco de ser denunciado pra policia (home office) como ilegal -- ja' ouvi rolos em que o landlord* confiscou passaportes. como brasileiros de toda parte do pais se amam de paixao, uma atrasadinha de aluguel, uma ameaca de denuncia, um roubo de comida, etc, ja' vira motivos pra uma briga maior, ou seja, perder o deposito que esta' na mao de um felladapoulta desses e' muito facil, o que por sua vez, resulta em revolta (e pelo visto, venda dos moveis da casa de alguem que obviamente nao tem nada a haver com as calcas -- o verdadeiro landlord*).

no final fica a licao: nao se confia nem na sombra em londres, seja landlord ou seja inquilino.

hurru!!! esse sim foi um post esclarecedor hein! to me sentindo um verdadeiro escoteiro-mirim -- como se nao bastasse hoje mesmo eu ter ajudado um casal espanhol a descobrir qual onibus que eles tinham que pegar! deve ser o espirito natalino...

flw

* landlord - um dos termos mais medievais que eu ja' vi significa "quase" literalmente isso: e' o dono da parada. ok, nao precisa ser genio pra se sacar que land-lord seria o "senhor da terra", eu sei, e o termo e' ridiculo mesmo! mas por incrivel que pareca, ate' mesmo nos usa eles usam a mesma palavra. ok ok ok, usa foi colonizado por irlandeses, italianos, ingleses com culpa no cartorio e outros europeus criminosos, eles poderiam ter inventado uma palavra nova ao inves de usar esse termo pre-historico cretino.
** feminino de landlord e' landlady.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, mané...
Que post confuso!!!!
(patroa)

dns disse...

se eu nao ajudo, eu atrapalho! o importante e' nao passar desapercebido! >:D

ultimos updates no twitter (beta)

    follow me on Twitter