sábado, maio 13, 2006

motivos pelos quais ninguem deve confiar no ebay nem no paypal

isso vai virar novela das 8, me ouve!

capitulo 1
eu sempre considerei a seguranca na internet um semi-caos (mentira, eu acho uma bela bosta. confio desconfiando normalmente, imagina nesse mar de ladroes e vagabundos?). eu nunca comprei nada via internet enquanto no brasil (mentira: comprei sim, mas eu ja' estava quase virando ingles naquele tempo - essa foi mentira, eu fiz isso quase um ano antes de mudar do brasil, mas resisti paca e juro, nunca gastei nada). eu inclusive perdi oportunidade de emprego quando me perguntaram "ja' comprou online?" e eu respondi com toda a vontade "NAO, nao confio muito nisso e prefiro ir na loja analisar o material" (verdade absoluta). pois entao os brasileiros chegam no dito primeiro mundo (mentira) e se dao diretamente com o ebay, o fantastico site que tras as barbadas a sua porta, e a incomodacao logo em seguida (verdade).

(introducao)
inicialmente, compras basicas pra se ambientar. cinco pila aqui, dez pila ali, um gamezinho do xbox la', etc, tudo pra ver como funciona. eu e a patroa fizemos ate' umas vendas de havaianas importadas ilegalmente, e a coisa estava indo muito bem, mas nada de grandes dinheiros. com o passar do tempo, os itens foram variando muito, entrou na roda tipe' de camera, laptops (que hoje o fef e a cibele o jazem), laptops estragados (que foram devolvidos e reclamados) e ate' mesmo telefones celulares que a gente nao pediu. eu repito: que a gente nao pediu. NAO, NAO pediu..

(prologo: animacao do dns matando trabalho, conversando com a encarta no escritorio)

certa tarde, enquanto trabalhando estava, recebo um email. no que eu olho, e' um recibo do paypal -- famoso site que deveria cuidar da seguranca anti-falcatrua que rola internet a fora. nesse recibo, diz claramente que eu, paguei por um telefone nokia 6111, que sera' entregue a um cara nos USA. "POOORRRAA, agora fodeo de vez......" pensei sozinho. imediatamente acionei o botao vermelho e o vendedor sabia que nao era pra enviar nada, o paypal sabia da treta, e o comprador foi amaldicoado tanto que ate' as proximas geracoes dele vao nascer argentinos. fiadaputa fiadaputa fiadaputa fiadaputa fiadaputa. era so' isso que eu conseguia pensar ou dizer naquela hora. depois de relaxar um pouco, eu conseguia dizer "maldito desgracado filho de uma puta" normalmente. nao sei como ainda, mas a teoria seria de que alguem usou a minha conta do paypal (sem autorizacao, obviamente) pra fazer um pagamento por um item do ebay.

chegando em casa, liguei pros idiotas do paypal, que *abriram uma investigacao* pra tentar entender o caso. ligeiramente ficou por isso mesmo, mas eles disseram que colocaram uma flag no meu arquivo e que o dinheiro nao seria enviado ao vendedor. fiquei mais calmo, mas o maximo que eles fizeram foi me forcar a trocar de senha e trocar as perguntas infames aquelas. mas garantiram que o dinheiro nao seria enviado ao vendedor, embora a acao de *pago* permanecesse na minha lista de pendecias.

pensei varias vezes em bloquear o acesso do paypal a nossa conta do banco pro caso deles acharem que a coisa estava certa, mas como a patroa tinha comprado alguns lances uns dias atras, achei melhor deixar, pois outras compras nao tinham nada a haver com esse pagamento. e outra, o paypal e' uma empresa grande bonita e camarada, avisaram que nao iam pegar a grana. se fosse no brasil eu ficaria com medo de falcatrua, mas aqui e' primeiro mundo (hahahahaha). brasileiro e' mesmo burro pacaralho..

final do capitulo 1.

cenas dos proximos capitulos:
- o vendedor retorna o email
- pra onde sera' enviado o celular?
- nova ligacao pro paypal


-------


so' pra esclarecer: o paypal funciona como um meio de campo entre vendedor e comprador no ebay. digamos que eu compre algo e pago pelo paypal. eles dao o dinheiro deles ao vendedor e seguram o meu dinheiro por alguns dias com um 'vamos debitar da sua conta em breve', pois pode ser que o vendedor tenha enviado algo quebrado. nesse caso, o paypal nao vai tirar o que eu *paguei*, mas sim vai pegar o dinheiro deles mesmos de volta do vendedor sacana. do mesmo modo, se a venda se efetuar, em alguns dias o paypal aciona o banco que entrega o meu dinheiro a eles.

flw

2 comentários:

Anônimo disse...

Já tá complicado de entender assim... Imagina se tu colocar a parte em que a vó aquela recebeu um celular em teu nome... Daí sim!

Mas agora só falta o post do jogo!

PS: Patroa na área de novo....

Anônimo disse...

Putz, nunca confiei nesses troços... Paypal, MercadoPago... também não confio muito em compra online não...

ultimos updates no twitter (beta)

    follow me on Twitter