quinta-feira, maio 04, 2006

sobre os trens ingleses

na ida pro trampo ontem mais uma vez ocorreu aquelas coisas magnificas chamadas "signal failure" numa estacao do metro na linha em que eu estava. por mais que eu ou qualquer ingles entenda o "falha de sinal" efetivamente significa, a explicacao nao e' o que se poderia dizer como logica. basicamente, segundo o proprio jornal metro -- editado pela propria companhia de transportes ou relacionado -- explicou outro dia, a tal falha do sinal significa a grosso modo que o sinal esta' vermelho (sim, existem sinaleiras no metro) e que nao se deve continuar ou ainda algo muito mais complexo como uma falta de recepcao de energia. a partir de entao, o porque de estar vermelho seria outra historia, desde uma lata de coca nos trilhos que gerou um curto ou ate' mesmo alguem que foi amarrado nos trilhos pra ser atropelado no modelo velho oeste hollywoodiano.

tirando o fato de ter sinaleiras numa ferrovia (eu tambem nao acredito nisso ainda), existem outros fatores que eu acho que ninguem nunca parou pra pensar. por exemplo:
1) uma ferrovia tem duas vias, uma que vai, uma que volta, obviamente (mas nem tanto, alguns tuneis sao mao-unica). o que acontece se o trem da frente fura o pneu? nao ri, os trens em paris tem pneus sim! e' serio!! >:(
tudo bem, entao, se o trem da frente emperrar e nao se mexer mais? o resto da linha se fode junto?
2) se o trem quebrou no meio do caminho, como alguem vai rebocar/tirar ele do trilho?
3) no caso de apenas um sinal vermelho, por que eles nao avancam? nao me diz que tem fiscalizacao eletronica no metro...
4) se a tal falha de sinal vem do meio do tunel, como isso e' resolvido?
5) a precisao britanica e' famosa no mundo inteiro, como eles fazem pra manter tudo rodando se o trem ficou empacado no sinal?

seguem as respostas:
1) algumas estacoes tem varias plataformas, entao se o trem trancou na plataforma 1, basta redirecionar o proximo pra plataforma 2 que deve estar vazia. mas e se o trem trancou e nao existe outra plataforma (ou no entre 2 estacoes)? bom, dai fodeu. basicamente, ninguem se mexe em toda a linha (a nao ser onde existam estacoes com mais de uma plataforma ou uma saida auxiliar pra troca de trilho, dai fica como uma minhoca cortada ao meio, duas partes praticamente independentes mas funcionando mal). basicamente, no modo minhoca o trem continua funcionando, mas a estacao onde ele esta' fica fechada, e quem quiser chegar nela que va' de onibus.
2) (leia a resposta 1..) mandam o trem-reboque, mas pra chegar ate' ao estragado e' preciso abrir caminho. portanto, se o trem quebrado estiver numa posicao estrategicamente complicada (como num tunel de mao-unica), significa que a linha vai ficar comprometida por muito tempo no modo minhoca.
3) nunca avance o sinal vermelho, isso e' uma ordem!
lembre que o sinal vermelho e' o que diz "pare antes que de merda". pode estar vindo outro trem que vai entrar na linha e aconteceria um acidente muito serio. so' pra constar, existe , sim, fiscalizacao eletronica pra evitar que os motoristas de trem avancem um sinal vermelho/matem pilhas e pilhas de pessoas presas nas ferragens resultadas de um acidente de trem num tunelzinho de dificil acesso. basta lembrar na dificuldade que foi pra liberarem o tunel onde o carinha aquele se explodiu. a fiscalizacao eletronica multa motoristas que avancam o sinal com a coisa que mais doi em todo mundo: tiram dinheiro direto dos salarios; e tambem freia o trem mesmo que o cara tente avancar.
4) se a falha vem entre duas estacoes e' necessario mandar alguem la' caminhado pra verificar. agora imagina que a distancia entre uma estacao e outra e' longe paca, ou seja, vai demorar muuuuuito tempo... muuuuuuito.
5) a precisao britanica que eu ouvia falar tambem era essa de que os trens era show, rapidos e chegavam sempre no horario. a atual precisao britanica que eu conheco envolve saber quanto custa a cerveja em cada pub, que hora comeca o expediente la' e essas coisas relacionadas. ah claro, tambem envolve saber qual o horario do ultimo trem pra se voltar pra casa bebado.

e ridiculamente essas coisas acontecem com uma frequencia bastante grande. portanto, quanto tu pensar em vir a londres, lembre que uma parte da vida e' perdida no trabalho, outra dormindo, e outra no modo minhoca.

falowz

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